Informatica
CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA
Análise de Lubrificantes
Sumaré / SP
2010
Análise de lubrificantes
Relatório apresentado à Profª. Keila, referente ao componente curricular Comunicação Oral e Escrita do Curso Técnico em Eletromecânica da Escola SENAI – Celso Charuri.
Sumaré / SP
2010
Índice
Pág.
Introdução 04
Análise de lubrificantes 05
Espectrometria 05
Ferrográfia 06
TAN e TBN 12
Vicosidade 12
Ponto de fulgor 12
Insolúveis 12
Conclusão 18
Referências Bibliográficas 19
Introdução
Este relatório contém conceitos da análise de lubrificantes, sua importância para manutenção e aplicações de testes físicos e químicos no óleo, como a ferrografia, espectrometria, TAN, TBN e os equipamentos que fazem esses testes.
Análise de Lubrificantes
A análise de lubrificantes foi criada para auxiliar a manutenção preventiva e pró-ativa, com uma serie de testes analíticos do óleo. Pode-se prevê onde e quando iram acontecer problemas ou falhas no sistema de lubrificação, ou no caso de mau funcionamento de uma máquina, esses mesmos testes indicam a causa desse problema. A análise de lubrificantes consiste em obter amostra de óleo em um determinado período do funcionamento do motor e depois avaliá-los para determinar o estado do motor e do lubrificante.
Com isso, a menos manutenção, além de aumentar a vida útil do equipamento.
Depois de algum tempo de uso do lubrificante, o mesmo pode deteriorar ou ser contaminado. As causas da degradação do fluido lubrificante são o tempo de serviço, temperatura do sistema, condições ambientais.
A degradação do óleo pode ser avaliada através das propriedades do óleo, como a viscosidade.
Já a contaminação ocorre através de partículas resultantes do desgaste do próprio equipamento lubrificado, tais como partículas de água, areias de