RELATÓRIO INDIVIDUAL
Quando se trata de entrar na escola infantil, fala-se de momentos delicados e marcantes na vida da criança, pois envolve sentimentos e expectativas de pessoas que esperam algo melhor para um futuro. A criança aprende a conviver com um ambiente diferente do que ela estava acostumada, apropria-se de uma realidade nova, com influências, ideias, amizades e oportunidades com as quais nunca havia se deparado antes. A adaptação é um processo contínuo de mudança, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento, marcado por encontros e desencontros. É o momento em que a criança passa a criar novas relações afetivas com um novo grupo.
A adaptação de ____________ foi tranquila, pois já conhecia o ambiente escolar. Todos os dias chega à escola feliz e sorridente. Ela demonstra afeto pela professora e auxiliares, não perde a oportunidade de receber e compartilhar carinhos. Relaciona-se bem com os colegas e demais funcionários da escola, porém tem preferência em brincar com sua prima ___________, a qual divide brincadeiras e travessuras. Em alguns momentos, sendo necessária a minha intervenção, pois ambas gostam de conversar, e isso tem dificultado o cumprimento de algumas atividades na rotina escolar. Sempre estou conversando com elas mostrando que temos tempo determinado para as brincadeiras, conversas, estudos e outros. Durante os momentos de atividades lúdicas, mostra-se receptiva e participa com entusiasmos. Gosta de todos os espaços que a escola oferece. Ela é uma criança solícita com todos, agrada-lhe ajudar os colegas e a professora. No dia do brinquedo, quando traz o seu, compartilha com todos os coleguinhas.
Na hora do lanche, degusta com satisfação o que lhe é oferecido, porém é seletiva, quando tem algo que não lhe agrada, logo recusa-se e diz que está de barriga cheia. Ela interage bem durante as explicações dos conteúdos, quando questionada, responde com clareza, construindo com a aprendizagem do grupo. Nas aulas de