Relatório Hidráulica
Sempre que a velocidade de um fluido varia, tanto em direção como em valor absoluto, devido 'a presença de acidentes, mudanças na direção do fluxo ou diâmetro dos tubos, produz-se um atrito devido 'a configuração geométrica, adicional ao atrito com a superfície devido ao fluxo através do tubo reto.
A perda de carga ou queda de pressão estudada neste trabalho sera a perda de carga localizada e distribuida, isto 'e, e todo o atrito causado devido 'a presença de acessórios hidráulicos. Este são todos aqueles elementos que existem numa tubulação através das quais o fluido escoa tais como curvas, bocais, registros e válvulas. Cada um destes elementos produz uma dissipação de energia que 'e avaliada pela perda de carga. Este trabalho tem por objetivo medir a perda de carga em acessórios hidráulicos, a fim de obter o comprimento equivalente a um tubo reto, para cada acessório, comprovando os resultados experimentais obtidos com aqueles apresentados na literatura. Alem disso, o modulo didático ainda tem como opção complementar a determinação do fator de escoamento num tubo reto do mesmo material do circuito.
As perdas em tubulações podem ser dividias em dois grupos as perdas que ocorrem nos trechos lineares, ou perdas distribuídas, e as perdas localizadas em elementos individuais, também chamadas perdas singulares. As perdas do primeiro grupo consistem na maior parte do total, pois normalmente as tubulações de interesse possuem grandes extensão, e por isso são também chamadas de perdas principais as demais são, por sua vez chamadas de perdas secundarias.