Relatorio
O Balanço Patrimonial é considerado importante por analisar a situação financeira da empresa normalmente realizada no período de um ano. Ao verificar a situação da empresa é possível: investir, fazer reservas ou cortar gastos e se prevenir se forem o caso de resultados negativos. O balanço patrimonial deve ser feito de forma rigorosa e é necessário para auxiliar no controle do patrimônio.
Balanço patrimonial: ativo, passivo e patrimônio liquidam.
O balanço patrimonial é dividido em duas categorias principais:
Ativo: Consiste nos bens, direitos e qualquer recurso movimentado pela empresa. Também os investimentos financeiros, títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.
Passivo: as obrigações, os deveres que a empresa tem que cumprir com o estado, seus funcionários e com outras empresas.
Subdivisão dos ativos e passivos
Os ativos e passivos podem ser subdivididos para facilitar os cálculos e estatísticas, os ativos:
Ativos atuais: Todo dinheiro e recurso aplicado (ações, títulos, conta bancaria, etc.)
Ativos fixos: Itens do patrimônio que pode ser aplicado em um tempo mais longo (Terrenos, Máquinas, prédios, mobiliário, etc.)
Ativo á longo prazo: Fontes abstrata de recursos ( Direitos autorais, patentes, etc.)
Para os passivos temos:
Passivo Atual: Contas fixas mensalmente (pagamento de funcionários, taxas, impostos, atribuições, etc.)
Passivo á longo prazo: Todas as notas que serão pagas em um período mais logo (Hipoteca, Contrato, alguns tipos de impostos, etc.)
Patrimônio liquida: Pode ser definido pelo resultado da diferença entre o ativo e o passivo, ou seja, é o capital que a empresa tem em caixa. Esse capital pode ser transformado em reserva ou investir em outros bens.
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
A DRE é a principal demonstração de fluxo, pois através do resultado que pode ser positivo (receita), negativo (despesas) ou nulo (receita e despesas iguais) pode-se tomar uma decisão financeira