RELATÓRIO-GAMES EM EDUCAÇÃO
RENAN MUNIZ
Santo Amaro, 2013
JOGOS EM EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO
Vivemos em uma era, onde as informações e as tecnologias possuem uma função fundamental em nosso cotidiano, e o uso delas vem tornando-se cada mais comuns entre os mais jovens, como o manuseio de computadores, internet, vídeo games entre outro. Por outro lado a educação tradicional tem utilizado métodos bem distantes da atualidade, dificultando assim a transmissão do conhecimento, assim como proporcionando desinteresse aos alunos e como consequência, a baixa absorção de aprendizagem. Uma possibilidade interessante e instigante seria o uso dos jogos educativos. A proposta está baseada em utilizar a potencialidade dos games como mídia interativa, agregando a diversão ao auxílio aos processos educacionais. Apresentando o conteúdo educativo aos estudantes por meio de ambientes virtuais que trazem maior aproximação do seu cotidiano e que despertam seu interesse.
DESENVOLVIMENTO
O uso de games na educação vem contribuindo gradativamente na aprendizagem dos jovens. Os games por meio da interatividade, de forma lúdica possibilitam aprender sobre um assunto a partir de sua inserção no contexto desse assunto. Gerar equilíbrio no dia a dia dos jovens e crianças, pois diante dos games estão entregues ao pleno entretenimento, em sua grande maioria, passam mais tempo diante das tecnologias, absorvendo com facilidade o que é disposto a eles. Já em ambiente escolar estão focados em aprender e por diversos motivos, apresentam-se resistentes a absorver a informação apresentada.
Os games que estão voltados para educação não são somente para jovens e crianças, se bem aplicados podem ser utilizados para pessoas de todas as faixas etárias. Mas pelo fato dos jovens e crianças serem nativos digitais, eles têm maior interesse e facilidade no manuseio das tecnologias e tornam-se então, o público alvo.
Logo, os jogos com seu potencial lúdico e