Relatório Físico-química
Os gases são exemplos de matéria formada por um número muito grande de moléculas e suas propriedades são conseqüências do comportamento dessas partículas.
Ao utilizar-se de uma bomba de bicicleta torna-se perceptível que um gás é facilmente compressível, isto é, o gás pode ser confinado em volume menor que o original. A compressibilidade dos gases se dá pelo fato de existir muito espaço livre entre as moléculas. O gás também se expande isso pode ser observado ao deixar escapar o ar de um balão inflado, o gás se expande rapidamente para encher o espaço disponível. Isto sugere que as moléculas se movem rapidamente a fim de ocupar novos volumes e em movimento caótico incessante.
A massa molar de um elemento é a massa por mol de seus átomos, a massa molar de um composto molecular é a massa por mol de suas moléculas e a massa molar de um composto iônico é a massa por mol de suas fórmulas unitárias. A unidade é em gramas por mol.
Aplicando-se os conhecimentos da estequiometria de reações químicas, pode-se encontrar a massa molar de um reagente a partir de um gás tratando-o como ideal.
Em reações químicas que envolvem a participação de componentes gasosos, em que um dos produtos formados é um gás, o mais indicado é relacionar o volume do gás que é produzido ao invés de trabalhar com a massa.
O estado físico de uma amostra de uma substância se define por suas propriedades físicas. O estado de um gás puro fica definido pelos valores do volume que ele ocupa, V, da quantidade de substância (número de moles), n, da pressão, p, e da temperatura, T. Quando os valores de três destas quatro variáveis são conhecidos, o valor da quarta variável pode ser conhecido. A equação matemática que relaciona essas variáveis é chamada equação de estado do gás,
2 - OBJETIVO
Aplicar a lei dos gases ideais
4 - REAGENTES E EQUIPAMENTOS
Magnésio em aparas
Solução aquosa de ácido sulfúrico 1:1
Água
Balão de destilação
Béquer
Balança analítica
Espátula
Frasco de