Relatório Físico Química Propriedades coligativas
20 mL água resfriada e 10,040g de gelo moído 25 mL ácido clorídrico 0,250 molal e 9,998g de gelo moído
25 mL ácido clorídrico 0,500 molal e 10,010g de gelo moído
25 mL ácido acético 0,250 molal e 10,003g de gelo moído 25 mL ácido acético 0,500 molal e 10,017g de gelo moído
Adicionado o gelo e as substâncias no calorímetro, acompanhou-se a temperatura do sistema com um termômetro, até que o equilíbrio térmico fosse atingido.
Segue em anexo a tabela com os valores obtidos.
Questão:
» Discuta a dependência da variação de temperatura de congelamento com a concentração de soluto expressa em molaridade.
Segundo o gráfico, foi possível observar que o gelo moído (soluto) foi responsável pelo abaixamento da temperatura de congelamento da água e dos ácidos (solventes). Isso se justifica pelo efeito da crioscopia que é a diminuição do potencial químico do solvente devido à presença do soluto, podendo modificar as temperaturas do ponto de fusão e ebulição.
A água apresentou o menor tempo e maior valor no equilíbrio térmico da temperatura de congelamento, quando comparado aos ácidos. Isso porque a água é um solvente líquido puro, possuindo menor constante crioscópica e assim variando menos seu potencial químico.
O ácido forte, por sua vez, teve um maior tempo para se estabilizar e, consequentemente, mostrou um valor de temperatura de estabilização ainda menor que o da água. No entanto, para as concentrações de 0,250 molal e 0,500 molal observou-se que a primeira teve menor tempo e maior temperatura em relação à segunda. Isso porque o aumento da concentração aumenta a variação do potencial químico que se reflete no ponto de congelamento, movendo-o para um valor menor. Além disso, sabe-se que o ácido forte se dissocia completamente acelerando o processo.
Já com o ácido fraco, percebe-se a mesma relação do ácido forte em relação às suas concentrações.