propriedades coligativas
Técnico em Química
Relatório Laboratorial
Propriedades Coligativas
Americana
2014
Relatório final de semestre técnico em Química apresentando: Propriedade Coligativass
Orientador Responsável Profª :Maycon.
Colaboradores:
Jasson Raian
Marcio de Jesus de Souza
Ramon Arrizatto
Sumário
OBJETIVO 4
INTRODUÇÃO 4
MATERIAIS E REAGENTES 5
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5
RESULTADOS E DISCUSSÕES 6
CONCLUSÃO 7
BIBLIOGRAFIA 7
OBJETIVO
O objetivo da prática desenvolvida é obter experimentalmente o grau de dissociação iônica do sal pelo efeito ebuliométrico.
INTRODUÇÃO
Para compreensão dos princípios físicos e químicos que envolvem as referidas práticas deve-se retomar conceitos de propriedades coligativas, como por exemplo, a diminuição do ponto de solidificação e a elevação da temperatura de ebulição de uma solução.
Em soluções diluídas, essas propriedades dependem apenas do número de partículas do soluto presentes na solução e não da natureza das partículas por isso, essas propriedades são ditas coligativas, significando que dependem do conjunto e não do indivíduo.
Todas as propriedades coligativas provêm da diminuição do potencial químico do solvente líquido provocado pela presença do soluto. Essa diminuição do potencial químico do solvente implica que o equilíbrio líquido-vapor ocorra em temperaturas maiores, ou seja, o ponto de ebulição do solvente se eleva; e que o equilíbrio sólido-líquido ocorra em temperaturas menores – o ponto de congelamento do solvente fica menor.
Elevação Ebulioscópica
Ebuliometria é o capítulo das propriedades coligativas que estuda a elevação da temperatura de ebulição do solvente quando este compõe uma solução com um soluto não-volátil.
Ao tomarmos o solvente puro e uma solução com o mesmo solvente, verifica-se