propriedades coligativas
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
RELATÓRIO DA PRÁTICA II
.
RELATÓRIO DA PRÁTICA II
RESUMO
Na prática de laboratório II, fizemos o experimento do estudo das propriedades coligativas, que consistia em determinar o ponto de fusão do Paradiclorobenzeno (PDB) na parte A, e determinar o efeito de uma massa de uma amostra desconhecida obtendo assim o congelamento da mistura, parte B. As propriedades coligativas em geral, se originam a partir da redução do potencial químico do solvente em contato com o soluto, que causa o aumento da temperatura de ebulição e a diminuição do ponto de fusão. A Crioscopia estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não volátil.
SUMÁRIO
Página
Rascunho 3
Introduçao
5
Objetivos e Revisão
Bibliográfica
Metodologia
6
7
Justificativa
10
Procedimento Experimental
11
Resultados e discursão
12
Bibliografia
15
INTRODUÇÃO
As Propriedades Coligativas de uma solução são aquelas as quais se relacionam diretamente com o número de partículas de um soluto que se encontram dispersas em um determinado solvente. Ou seja, dependem unicamente da concentração de uma solução, e não são influenciadas pela natureza do soluto.
São propriedades coligativas:
A elevação do ponto de ebulição;
O abaixamento do ponto de congelamento;
O abaixamento da pressão de vapor da solução;
A pressão osmótica.
Quando uma amostra de água contém cloreto de sódio dissolvido, a pressão de vapor da água sobre a solução é diferente daquela sobre a água pura. Desta forma, também serão diferentes o ponto de congelamento, o ponto de ebulição e a pressão osmótica das duas amostras (água em solução e água pura).