artigo de ecologia
No estudo das ciências em geral, o microscópio óptico tem sido particularmente importante tanto nas escolas,laboratórios até mesmo na minha faculdade para o nosso uso é muito importante analisar e descobrir coisas que jamais imaginamos , uma vez que permite observações que estão fora do alcance da visibilidade direta do olho humano (olho nu). A estrutura pormenorizada dos seres vivos ou inertes e essa infinidade de objetos tão pequenos que já se conhecem, estariam ainda no vasto campo do desconhecimento humano se não existisse o microscópio.
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO MICROSCÓPIO ÓPTICO COMPOSTO
Geralmente, o microscópio óptico composto é constituído por duas partes – uma parte mecânica e uma parte óptica. Cada parte engloba uma série de componentes constituintes do microscópio.
A parte mecânica (suporte de mesa) serve para dar estabilidade e sustentar a parte óptica, sendo constituída por:
Pé ou Base: estrutura que suporta o microscópio, propiciando-lhe estabilidade. Coluna ou Braço: peça afixada à base, na qual estão aplicadas as demais partes constituintes do microscópio. Canhão: cilindro responsável por sustentar as lentes, tendo na parte superior a lente ocular e na parte inferior (revólver) a lente objetiva. Platina: peça de formato quadrado ou retangular, localizada paralela à base, onde se coloca o material a ser observado. No centro da platina existe um orifício circular que possibilita a passagem dos raios luminosos concentrados pelo condensador.
A parte óptica é constituída pelos seguintes elementos: Sistemas de Lentes Oculares e Objetivas: Conjunto de lentes que permite a ampliação do objeto. A ampliação do microscópio pode ser conseguida pela relação abaixo:
Ampliação total = ampliação objetiva. Ampliação ocular
Fonte Luminosa: elemento fundamental da definição da nitidez da imagem, a fonte luminosa do microscópio pode ser de origem artificial (lâmpada) ou de origem