Relatório física - fractais
FRACTAIS
1.0 Introdução
A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador. As raízes conceituais dos fractais remontam as tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham.
Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.
O objetivo é mostrar que o experimento se trata de um caso de geometria fractal.
2.0 Materiais e Métodos
Para esta atividade empregou-se os seguintes materiais fornecidos pela universidade: Duas folhas de papel tamanho A4, papel milimetrado, papel di-log, régua e paquímetro.
As atividades tiveram início após as explicações iniciais do professor acerca da metodologia a ser aplicada durante a realização do mesmo, bem como a solicitação de relatório sobre as observações e conclusões obtidas.
Uma das folhas A4 foi devidamente seccionada em oito pedaços proporcionais entre si, e convencionou-se uma numeração de 1 a 8 para cada parte, a fim de melhor identificar posteriormente o papel e auxiliar no preenchimento de tabelas, bem como dos cálculos a serem efetuados.
Em prosseguimento, cada um dos oito pedaços foi amassado de forma a obter esferas com superfície irregular, de modo a possibilitar a avaliação de sua dimensão fractal. Aferiram-se em seguida cinco medições em cada uma das esferas em análise, acompanhadas de devida anotação em tabela.
O docente solicitou então o cálculo da dimensão fractal, a plotagem dos pontos em papel milimetrado e no