Relatório física experimental decibelímetro
1. APRESENTAÇÃO
A medição dos níveis de som é a principal atividade para avaliação dos problemas do ruído em um ambiente. Pode ser feita desde uma simples avaliação local, passando por um levantamento mais minucioso, até uma análise de alta precisão usando analisadores de frequência. Essa análise de frequência deve ser realizada por medidor de nível de pressão de som (decibelímetro), que esteja de acordo com as normas internacionais.
O experimento a seguir foi realizado com o objetivo de determinação das medidas de ruídos e suas incertezas a serem consideradas nas medições feitas a partir do decibelímetro, submetido à avaliação do professor Marco César Luna, visando verificar a saúde das pessoas permanentemente expostas aos mesmos.
2. METODOLOGIA
Aula expositiva ministrada pelo professor.
3. OBJETIVOS
Analisar os dados técnicos obtidos, verificados durante a coleta de dados feita onde se utilizou de um decibelímetro.
4. EMBASAMENTO
Medir é comparar grandezas da mesma natureza. Na prática deste conteúdo existem três passos primordiais. O primeiro é definir o local onde será mensurado; O passo seguinte é escolher o horário adequado para obter valores mais reais possíveis, Para atingir essas metas, o processo de mensuração fica mais completo quando o trabalho é iniciado com a valorização e o uso de métodos já comprovados cientificamente.
Sonômetro (decibelímetro)
É um medidor de nível de pressão sonora que expressa seus valores medidos em decibéis (dB), vulgarmente conhecido como decibelímetro ele é fabricados em várias classes de uso:
– TIPO 0 – USO EM LABORATÓRIOS
– TIPO 1 – ELEVADO GRAU DE PRECISÃO
– TIPO 2 – GRAU ACEITÁVEL DE PRECISÃO
– TIPO 3 – MOSTRAGEM SEM COMPROMISSO
A NORMA NBR 10152 diz a respeito de decibelímetro: 4. Equipamentos de medição
4.1. Medidor de nível sonoro (Sonômetro ou Decibelímetro)
• O medidor de nível de pressão sonora, ou o sistema de medição, deve atender às