propriedades acusticas da madeira
Influência da Umidade nas Propriedades Acústicas da Madeira
Disciplina: Física da Madeira
GURUPI-TO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................... 3
OBJETIVO............................................................................................... 5
MATERIAL E MÉTODO........................................................................... 6
CONSIDADERAÇÕES FINAIS................................................................... 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................. 12
INTRODUÇÃO
Para um maior entendimento das propriedades acústicas da madeira é necessário possuirmos como embasamento os seguintes conceitos abordados nesse trabalho. Sendo um deles a acústica, que é o ramo da física que estuda o som. O som é em fenômeno ondulatório causado por diversos tipos de objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.
Ainda pode se comentar a acústica que é o estudo da produção de fontes sonoras, propagação e fenômenos correlatos sofridos pela onda mecânica sonora, audível ou não, e em particular, denominaremos por som a toda onda mecânica nas condições acima especificadas (intensidade suficiente e freqüência limitada num certo intervalo), a qual tem determinado ruído como resultado. Se a freqüência da onda sonora pertence ao intervalo subjetivo 16HZ - 20.000Hz, esse som é audível para o ser humano.
Dentre as grandezas acústicas, as mais importantes são a intensidade, a potência e a pressão sonora. A intensidade sonora é definida como a quantidade de energia sonora que atravessa uma unidade de área durante certo tempo. Potência sonora é uma característica intrínseca da fonte sonora. Seu valor independe do meio e sua unidade é Watts. Segundo Bistafa (2006), a pressão sonora é a grandeza mais importante