UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE COCO EM ARGAMASSAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
ESCOLA TÉCNICA TUPY
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE COCO EM ARGAMASSAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Arthur Ribeiro de Bona Sartor
Bianca Hofmann
Fabiana Ülbrich Kozanda
João Vitor Costa Fernandes
Lucas Jonathan Marangoni
ED241
Trabalho Experimental - TEX
Orientador: Profa Engª Fabiana Mendes
JOINVILLE
11/2013
Dedicamos
os
esforços
aplicados
na
elaboração deste trabalho primeiramente a
Deus, que nos deu habilidade e inteligência necessária, e a todos aqueles que, de alguma forma, incentivaram-nos na busca por essa realização.
Aos nossos pais e demais familiares pelo apoio recebido à todo momento.
AGRADECIMENTOS
Aos nossos colegas de sala que juntos se dedicaram para concluir esta pesquisa. À equipe, por entrar em acordo sobre o assunto do trabalho, e pela colaboração de cada um nas discussões e para a realização do mesmo.
À professora Fabiana Mendes pelo apoio e suporte durante todo o processo e por compartilhar conosco seus conhecimentos.
À Escola Técnica Tupy, por nos incentivar a buscar sabedoria e conhecimento. “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”
Dalai Lama
RESUMO
Com intuito de acrescentar propriedades isolantes termo acústicas às edificações da construção civil, devido a pequenos problemas que são causados por ruídos externos e variações climáticas, buscou-se um novo método construtivo para amenizá-los. A fibra possui uma função importante, pois ela impede que o som e umidade ultrapasse a parede em grande quantidade. A utilização da fibra do coco é uma excelente escolha, pois esta fibra é um material mais acessível e com o custo reduzido. Em grandes cidades como Joinville, onde o ruído externo é muito alto e as frequentes chuvas que acabam gerando um excesso de chuva na região, foi usada a