Umidade Relativa do Ar
Com o nascer do sol e com o passar do dia, a temperatura tende a aumentar e, ao fim do dia, diminuir. Este fato é bastante importante, pois a quantidade de vapor de água que o ar pode conter aumenta com a temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de água possível no ar.
Mas há um limite de quanto vapor d’água pode conter no ar, e esse valor limite é chamado de ponto de orvalho. As unidades utilizadas para medir o ponto de orvalho são pressão relativa de vapor de água, em relação massa/massa (grama de vapor d’água por kg de ar) ou massa/volume (gramas de vapor d’água por metros cúbicos de ar)
A umidade relativa do ar é a relação entre a umidade absoluta do ar e os valores dos pontos de orvalho, que se expressa em porcentagem. E pode ser medida através do PSICRÔMETRO, que é constituído por dois termômetros de mercúrio idênticos expostos ao ar, sendo que um está com o bulbo seco e o outro tem seu bulbo envolto por uma gaze ou algodão molhado. Também pode ser medida por um HIGRÔMETRO que é constituído por substâncias que têm a capacidade de medir a umidade relativa do ar, como sais de lítio que alteram sua resistência elétrica conforme a quantidade de água que absorvem, e esta pode ser medida por um amperímetro e assim obter valores convertidos em umidade relativa do ar. Além disso, a umidade relativa do ar pode ser medida com fios de cabelo, que tem o seu comprimento diretamente ligado com a umidade do ar que ele recebe. Podemos observar que quando molhamos o cabelo ou em dias muito úmidos que o comprimento do cabelo aumenta e que em dias secos alguns cabelos ficam arrepiados ou diminuem o seu tamanho. Então podemos fazer um higrômetro fixando um fio de cabelo numa folha de papel ofício com fita adesiva e colocá-lo numa