construção civil
A era do Desenvolvimento Sustentável originado em Paris no ano de 1968, prevê um desenvolvimento que considere fatores econômicos, sociais e ambientais,
Assim como as disponibilidades dos recursos vivos e inanimados, e as vantagens e
Inconvenientes, a curto e a longos prazos, de outros tipos de ações (ACADEMIA, 1997). Com base nesse conceito, nada mais correto que buscar a aplicação de resíduos como matérias-primas para a elaboração de novos produtos.
As atuais atividades econômicas são responsáveis pela produção de resíduos, tais como os industriais, agroindustriais, de exploração agropecuária, de mineração, entre outros, considerados como uma grande fonte de matéria-prima para a produção de novos materiais destinados a construção civil (JOHN, 2003).
A indústria da construção civil exerce impacto significativo sobre a economia de uma nação e, portanto, pequenas alterações nas diversas fases do processo construtivo podem promover, além de mudanças importantes na eficiência ambiental e redução dos gastos operacionais de uma obra, maior incentivo em investimentos no setor (SOARES, 2008).
O aglomerante é um material ligante, pulverulento, utilizado na obtenção das pastas, argamassas, e concretos, que promove a união entre os grãos domaterial inerte (TARTUCE, 1990).