Fichamento - Texto: O que é um dispositivo – Gilles Deleuze
POLO UNIVERSITÁRIO RIO DAS OSTRAS (PURO)
CURSO: PRODUÇÃO CULTURAL (PRODCULT)
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Texto: O que é um dispositivo – Gilles Deleuze
Paragrafo 1: Para Foucault dispositivo é um composto complexo de linhas, uma “cama de gato” que não se define, as vezes direciona, aproxima ou se afastam.
Paragrafo 2: Com a análise de um dispositivo, Foucault afirma que eles são máquinas de fazer ver e de fazer falar, que são comuns em todos os dispositivos independente da sua natureza.
Paragrafo 3: Nesse composto multilinear, a linha que Foucault traça aqui é a dá força, que como uma flecha ela passa por todos os lugares de um dispositivo, age com o poder e o saber, essa linha pode ser distinguida dentre as outras do complexo.
Paragrafo 4: A linha da Subjetividade, começada a traçar aqui, é mais que uma linha, é um processo, um processo que particulariza grupos ou pessoas, agregando valor, mas que indicam fissuras e as fraturas de um dispositivo.
Paragrafo 5: Ainda sobre a linha da subjetivação Foucault diz que elas se constituem de regras facultativas, na qual um homem livre pode comandar outros homens, que por muitas vezes cria uma forma de poder e de saber.
Paragrafo 6 / 7: O repúdio ao universal, a não singularização, e o anseio pelo novo, a capacidade de se transformar, causadas pela subjetividade, são as consequências importantes para uma filosofia dos dispositivos, percebemos então que a subjetividade moderna não se parece mais com a de Atenas, apresentada por Foucault.
Paragrafo 8: Os dispositivos nos molda e se moldam, sob as novas formas de subjetivação, é necessário separar e entender o passado e o futuro; entender o que é história e o que é atual.
Paragrafo 9: Os estratos e as atualidades, são os dois grupos pelos quais se dividem as diversas linhas de um dispositivo, em toda a obra de Foucault, ele trata apenas do primeiro, porém seu pensamento é uma soma dos seus