Relatório Física Experimental 1
Cabo Frio,
Março de 2014.
Sumário
Título do experimento
Paquímetro.
Objetivos
Manusear o instrumento e interpretar a leitura fornecida por ele;
Obter a densidade da esfera;
Compreender a incerteza da medida experimental;
Estimar a incerteza de uma medida;
Material Utilizado
1. Paquímetro;
2. Esfera metálica;
3. Balança;
Contexto
O paquímetro é um instrumento de medição de grande versatilidade, ele oferece recursos específicos para medir dimensões internas, profundida de orifícios, ressaltos, dimensões externas entre superfícies curvas e dimensões externas em geral.
Em sua parte fixa, o paquímetro apresenta duas escalas, a superior em polegadas e a inferior em milímetros. Os nônios ficam gravados na parte móvel do instrumento.
O manuseio correto do paquímetro é feito da seguinte forma:
Segurá-lo adequadamente (polegar no apoio específico existente na parte móvel, demais dedos envolvendo a parte fixa, que contém as escalas), selecionar a maneira correta de aplica-lo à peça, e cuidar do perfeito ajuste entre o instrumento e a peça. Com essas medidas podemos fazer a leitura do paquímetro da forma mais precisa possível. Porém, mesmo com todas esses cuidados, toda medição está sujeita a incertezas, que podem ser devidas ao processo de medição, aos equipamentos utilizados, à influência de variáveis que não estão sendo medidas, e também ao operador. Toda vez que um experimentador realiza uma medida, o resultado que ele obtém não é apenas um número. Essa medida possui unidades, e possui também o que chamamos de incerteza da medida, ou erro da medida.
Descrição Experimental No experimento realizado, o objetivo era determinar a densidade da esfera metálica e sua incerteza. Para isso o primeiro passo foi a coleta de dados experimentais, onde os seguintes procedimentos foram feitos:
Medição do diâmetro da esfera com o auxílio do paquímetro, e sua incerteza foi dada pelo próprio