Relatório de física experimental 1
Modelo de relatório
O que segue é um modelo de relatório que deve ser usado como guia para a confecção dos relatórios das práticas. Obviamente, variações são aceitáveis, desde que não fujam essencialmente da estrutura apresentada neste modelo.
Todas as letras em itálico é simplesmente um comentário, portanto não coloque-as no relatório!!!
1. Título:
O título da prática que se refere o relatório. Densidade a partir do cálculo de volume.
2. Introdução:
Aqui deve constar todo o conteúdo teórico necessário para dar suporte às conclusões e análises de dados, além de situar o leitor no assunto que está sendo estudado.
Aqui se coloca um histórico do que já foi gerado sobre o objeto em estudo, os resultados mais importantes existentes na literatura, etc. Você deve colocar toda a teoria do assunto que está sendo estudado, ou seja, você deve explicar a Física envolvida para analisar os seus resultados experimentais. Deduza equações e relações matemáticas que serão usadas no relatório. O volume da peça de metal será: A incerteza do volume será dada pela equação: Onde as incertezas da altura (δh), do diâmetro maior (δD1) e do diâmetro menor (δD2) são dados por: Após esse cálculo temos: Sabendo que a massa é 50g (deixe a massa em grama para esse experimento), podemos calcular a densidade: E sua incerteza poderá ser calculada usando a equação: Após esse calculo temos:
Coloque a diferença de densidade e massa específica.
3. Objetivos:
Deve ser curto e breve, pode ser apenas um parágrafo.
Estimativa da densidade de uma peça de metal através de medidas de dimensões com diferentes instrumentos de medidas. Através da densidade propor qual o tipo de metal é feita a peça.
4. Esquema de montagem.
Aqui, devem ser enumerados os materiais utilizados. Mostre o esquema de montagem experimental com fotos ou desenhos da montagem e de CADA equipamento utilizado.
5. Procedimento