Relatório física - espectroscopia do visível
Química e Física dos Materiais I – Componente de Física
FBAUL/FCUL
Ana Mafalda Costa, nº 1099
Sara Beirão Antunes, nº 7105
Teresa Sofia Marques Lopes, nº 7088
Introdução
Apresenta-se o relatório final da atividade experimental “Espectroscopia do visível”, proposto pelo professor da disciplina de Química e Física dos Materiais I, da componente de Física. O relatório é realizado com base na atividade realizada em aula, dia ?? de Dezembro de 2012, na qual foram tirados apontamentos para posterior realização, com base no protocolo publicado no moodle.
Objectivos da actividade experimental: * Perceber o funcionamento de um espectroscópio (aparelho utilizado para efectuar medidas de comprimento de onda de uma radiação luminosa); * Compreender os fundamentos físicos de um espectroscópio de prisma (a calibração de um instrumento de medida consiste em estabelecer a relação entre a grandeza física que queremos conhecer e a grandeza física que o instrumento mede, isto é, no caso do espectroscópio de prisma consiste em estabelecer a relação entre o comprimento de onda (cdo) das riscas de emissão e a localização destas numa régua graduada); * Proceder à calibração de um espectroscópio usando uma lâmpada de Hg; * Determinar o cdo das riscas de emissão do Cd (Cádmio).
Teoria física subjacente ao fenómeno observado
Espectro visível (ou espectro óptico) é a porção do espectro electromagnético cuja radiação é composta por fotões capazes de sensibilizar o olho humano de uma pessoa normal. Identifica-se a correspondente faixa de radiação por luz visível, ou simplesmente luz.
A faixa visível do espectro electromagnético é delimitada junto à mais baixa frequência oticamente estimulante - percebida como vermelha - pela sugestivamente nomeada faixa de radiação infravermelha, e pelo lado da mais alta frequência perceptível - entendida como violeta - pela nomeada de forma igualmente sugestiva faixa de radiação