relatório formação
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUA – Competências digitais (nível 1)
Reflexão Crítica da Ação de Formação
“Não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões porque não me envergonho de raciocinar e aprender”
Alexandre Herculano
Curso de Formação Contínua – Competências Digitais (nível 1)
Consciente da importância que as Tecnologias da Informação e Comunicação têm no nosso quotidiano, aliado ao fato de se poderem revelar como uma mais-valia na minha vida profissional, decidi inscrever-me nesta ação de formação. Confesso que esta área nunca foi alvo do meu investimento pessoal e que o pouco que sei, aprendi com colegas e com muito esforço e dedicação. Como professora do 1ªCEB, procurei acompanhar e aprofundar os progressos das TIC no sentido de poder implementar e enriquecer os meus métodos pedagógicos.
Saliento que, a forma sequencial como as sessões foram planeadas, os recursos proporcionados, os meios de comunicação utilizados, a organização e a metodologia das sessões, foram adequadas. No que se refere à apresentação dos conteúdos de cada sessão e à exploração dos mesmos, foram contributos para o sucesso global desta ação de formação os seguintes aspetos: espírito de partilha e entreajuda entre os formandos, atividades propostas e sugeridas.
Procurei realizar todas as atividades propostas em cada uma das sessões e empenhei-me com entusiasmo no acompanhamento de todos os momentos da ação. Fiquei muito surpresa ao ver que já consigo fazer um PowerPoint, mas acima de tudo fazer uma animação diferenciada. Fazer o tratamento de dados, de imagens, tudo o que no nosso dia a dia é preciso e necessário para que as aulas se tornem mais apelativas.
Na realidade o que mais me fez sentir bem, foi o poder dar os primeiros passos naquele que é o programa mais complexo de todos, o Excel. Sim porque para mim era um bichinho de sete cabeças! Agora, após esta formação, já