relatorio de Formação de Precipitado
Essa reação é útil em muitas aplicações industriais e científicas pelo qual a reação química pode produzir um sólido que será coletado da solução por filtração, decantação ou centrifugação.
Segundo Brady (2008), as reações de precipitação são particularmente úteis quando se deseja preparar sais inorgânicos insolúveis em água.
Este relatório apresenta uma prática realizada em laboratório químico onde foram realizadas reações de metátese (dupla troca) com diversos compostos na tentativa de se produzir um precipitado.
Objetivo do Experimento: Conhecer as condições para que ocorra a precipitação e a solubilização do precipitado.
Material utilizado Reagentes utilizados: Solução de hidróxido de sódio 3M, solução de nitrato de prata 1M, solução de cloreto férrico 1%, solução de acetato de chumbo 1M, solução de cromato de potássio 1M, solução de cloreto de sódio 1M, hidróxido de amônio, água destilada, óxido de cálcio e papel de tornassol.
Resultados
1 – Formação de precipitado
a) Adicionou-se 5ml de NaOH 3M no tubo de ensaio, em seguida adicionou se 10 gotas de AgNO3 1M. Agitou-se a solução. Podemos visualizar as características da formação do precipitado (AgOH) Hidróxido de Prata, adquiriu a cor cinza, e ficou totalmente pesado e não houve alteração de temperatura.
AgNO3 + NaOH → AgOH + NaNO3
b) Adicionou-se 5ml de NaOH 3M no tubo de ensaio e 10 gotas de FeCL3 a 1%. Agitou-se a solução. Podemos visualizar as características do precipitado que adquiriu a cor