analise do filme a onda
“A Onda”
Observei que o filme já no começo mostra a decepção do professor, que se prepara para ensinar uma matéria e é surpreendido pela direto do colégio, coma a notícia que terá que ensinar outra matéria e por sinal oposta do que ele queria ensinar.
Constata-se nessa parte do filme um comportamento operante por parte da diretora, ao mudar os planos do professor,colocando-o em uma situação em que ele não esperava,tirando o domínio, para conseguir uma resposta de domínio sobre o professor.
No 1º dia de aula, o professor resolve mudar a disposição das mesas e cadeiras e o lugar dos alunos, impondo o controle e a disciplina, a partir desse momento o professor passa a dar vários estímulos e reforços,como o uso de uniforme,nome do grupo,site,logomarca,falar só se for permitido,nessa fase do filme,aplica-se o reforço positivo quando o professor elogia um aluno e dá atenção a outros que concordam com ele,em contra partida dar-se o reforço negativo quando ele ignora uma aluna que se posiciona contra as ordens dele,e expulsando alunos que não querem se submeter ao seu controle.
No 2º dia logo que o professor chega percebe a resposta aos seus estímulos,quando os alunos o chamam de “senhor”,assim como havia imposto. Percebe-se que o professor impõe aos alunos que marchem e dá o estimulo (atrapalhar a aula do outro professor),a resposta positiva desse fato,foi chamar atenção de outros alunos,fazendo com que a turma atingisse o limite.
Para o professor isso foi um estimulo positivo para que ele continuasse o seu projeto. Em contra partida tem uma aluna que não quer responder positivamente aos estímulos do professor, respondendo negativamente, na visão do professor, pois ela não aceita esse controle sobre a turma, pode se contatar que na verdade a resposta dela era positiva e não negativa, percebe-se um condicionamento de esquiva e depois de fuga de duas alunas, sendo punidas com a rejeição da turma.
As respostas dos alunos tomam proporções, não