Relatório Fisiologia FR, FC, PA
FREQUÊNCIA CARDIACA
Adulto
15 à 20
Criança
20 à 30
Lactante
30 à 40
2. OBJETIVOS
Avaliar as possíveis alterações que a frequência respiratória pode sofrer após algumas atividades, e se existe relação entre as alterações e o nível de atividade ao qual a avaliada foi submetida.
.
3. METODOLOGIA
A atividade prática referente à frequência respiratória ocorreu no dia 07 de maio de 2013, foi realizada pelo grupo, onde três das integrantes cumpriram o papel de avaliadoras, assumindo assim as funções: uma de estimar a pressão arterial, a pulsação e a outra a respiração da avaliada. A avaliada foi informada para posicionar-se em diferentes situações corporais, as quais foram: deitada, deitada elevando os membros inferiores, subir e descer escadas e logo após correr até a sala. E assim após cada atividade as avaliadoras seguiam anotando os resultados obtidos.
Foram utilizados para a realização da atividade calculadora, caneta, cronômetro, papel e lençol.
Todas as medidas da pressão arterial foram realizadas na artéria braquial do membro superior direito, a pulsação ou frequência cardíaca, nesse procedimento, foram executadas na artéria radial esquerda e a frequência respiratória na região superior as manas. É importante ressaltar que durante todas as etapas de medição, a avaliadora permaneceu com esfigmomanômetro já posicionado no braço, e a outra avaliadora responsável pela medição do pulso esteve permanentemente com os dedos indicador e médio sobre a artéria radial da avaliada, ambos com o objetivo de não influenciar de forma significativa as variações de frequência cardíaca.
Para iniciar a atividade, foi necessário que a avaliada permanecesse durante 5 minutos deitada, com os olhos fechados, ao som de uma música suave, no intuito de alcançar o estado de repouso ou normocardia. Logo em seguida, as avaliadoras obtiveram 3 medidas de pressão arterial (PA),