União Europeia
1º Moeda Única (Euro):
Definição - O Euro (€) é a moeda oficial de 17 dos 27 países da União Europeia. Existe na forma de notas e moedas desde 1 de Janeiro de 2002 e também como moeda escritural desde 1 de Janeiro de 1999. O código do Euro, de acordo com a norma ISSO 4217 é “EUR”.
Características do Euro:
Um euro divide-se em 100 cêntimos, havendo porém notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 e moedas de 1,2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos e moedas de 1 e 2 euros. No entanto, cada moeda em circulação tem uma face comum e uma face que depende do país para onde a mesma foi cunhada. As notas de Euro são idênticas, mas é possível identificar a sua origem pela letra que antecede o número de série que 16 dos 17 membros do euro usam. Os membros são apresentados a seguir: Estónia, Eslováquia, Malta, Chipre, Eslovénia, Finlândia, Portugal, Áustria, Países Baixos, Itália, Irlanda, França, Espanha, Alemanha, Grécia e Bélgica).
2º Banco Central Europeu (BCE):
Definição – O BCE, é o banco central responsável pela moeda única da Zona Euro e a sua principal missão é preservar o poder de compra do euro, assegurando a estabilidade de preços na respetiva zona. A sua sede está localizada na cidade alemã de Frankfurt am Main. Com a entrada em vigor do tratado de Lisboa, o Banco Central (BCE), tornou-se numa instituição da União Europeia.
Fundação do BCE:
O BCE foi fundado em 1 de Junho de 1998 com a adesão dos onze estados-membros que tinham cumprido as condições necessárias para adotarem a moeda única em 1 de Janeiro de 1999: Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Finlândia e Inglaterra (Bank of England detém 15,9764% de participações financeiras).
Funções do BCE:
O BCE estabelece e aplica a política monetária europeia, dirige as opções de câmbio e garante o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos. O BCE é a instituição da política monetária da União