Relatório Fisica
Laboratório Física:
Erros e Medidas
Alana Batista 557013
Giancolli Cordoni 557129
Gustavo Consorte 557137
Tainá Brunelli 557331
Sorocaba, 17 de outubro de 2013.
Alana Batista
Giancolli Cordoni
Gustavo Consorte
Tainá Brunelli
Erros e Medidas
O trabalho apresentado a seguir têm como objetivo demonstrar com experiências a importância do conhecimento de materiais de medição, seus erros, suas precisões e como isso interfere no resultado final.
Sorocaba, 17 de outubro de 2013.
Introdução
Para realizarmos uma medida precisamos estabelecer a confiança que o valor encontrado para a medida representa o objeto de estudo. Medir é um ato de comparar e esta comparação envolve erros dos instrumentos, do operador, do processo de medida entre outros. Podemos ter erros sistemáticos, que ocorrem quando há falhas no método empregado, defeito dos instrumentos, e erros acidentais que ocorrem quando há imperícia do operador, erro de leitura em uma escala, erro que se comete na avaliação da menor divisão da escala utilizada e outros.
Os instrumentos de medida como régua, paquímetro e o micrômetro tem como finalidade medir objetos, porém é necessário destacar que apesar de alguns serem muito precisos em suas medições, grandezas físicas não podem ser medidas com precisão absoluta. Pois cada instrumento de medição possui seu erro de medida.
É possível encontrar tais teorias também da literatura, onde afirma-se que tais erros levam em consideração a precisão dos instrumentos de medidas. Em geral se um instrumento possui precisão p, definida em geral pela metade da menor divisão; faz-se um conjunto de N medidas. Ao apresentar o resultado final teremos que calcular a média x do conjunto de xi medidas e o desvio padrão :
Com isso, através das medições realizadas,