tecnico
Instalações Elétricas II
Professor: Douglas Klafke
O para-raios foi inventado por volta do ano de 1752 pelo o americano Benjamin Franklin, onde o mesmo a fim de provar que os raios não são descargas elétricas da natureza, procedeu a uma experiência com base na qual inventou o seu para-raios.
Durante uma tempestade, Franklin empinou uma pipa e constatou o poder das pontas de atrair raios ao observar as faíscas que se produziam nas chaves atadas à ponta do cordel em suas mãos. Desde então começou um conjunto de experiências para estudar o fenômeno.
(Benjamin Franklin)
Conceitos básicos
• Descarga atmosférica - descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens, consistindo em um ou mais impulsos de vários
KA.
• Raio - um dos impulsos elétricos de uma descarga atmosférica para a terra.
• Relâmpago - luz gerada pelo arco elétrico do raio.
• Trovão - ruído produzido pelo deslocamento do ar devido ao súbito aquecimento causado pela descarga do raio.
Origem da descarga
• A forma mais comum de explicar a formação das cargas e o modelo das nuvens é a representação bi- polar: a nuvem como um enorme bipolo com cargas positivas na parte superior e as negativas na inferior.
• A nuvem carregada induz no solo cargas positiva que ocupam uma área correspondente ao tamanho da nuvem. Como a nuvem é arrastada pelo vento, à região de cargas positivas no solo acompanha o deslocamento dela, formando uma forma de sombra de cargas positivas que seguem a nuvem.
• Simplificando, ocorre um raio quando a diferença de potencial entre a nuvem e a superfície da Terra ou entre duas nuvens é suficiente para ionizar o ar; os átomos do ar perdem alguns de seus elétrons e tem início a uma corrente elétrica
(descarga).
Definição
Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas - SPDA, conhecidos também como para-raios, são dispositivos que
consistem