Relatório Financeiro Grendene
1 Histórico da Grendene
A Grendene S.A é uma empresa brasileira de capital aberto voltada para a fabricação de calçados feitos com PVC. Foi fundada em 1971, com matriz na região Sul do país e atividades diferentes das atuais e desde então passou a se adequar conforme as oportunidades de mercado.
Em 1971 a empresa iniciou suas atividades produzindo telas para os garrafões de vinho produzidos na serra gaúcha. Já em 1976 iniciou a fabricação de peças de plásticos para máquinas e implementos agrícolas, seguido de componentes de calçados (solas de sapatos). Neste mesmo período a empresa foi pioneira na introdução do nylon como matéria-prima para a fabricação de solas de calçados.
Em 1979 foi introduzido o conceito de calçados de plástico injetado a partir da observação das sandálias de tiras de pescadores, criando a marca “Melissa”. Em 1984 foi lançada a linha Melissinha, ganhando expressiva participação de mercado entre as meninas. Em 1990 e 93 são abertas mais duas fábricas. Em 2000 é criada uma divisão específica para a gestão da linha Melissa. Em 2004 a empresa abre capital, composto de ações ordinárias, e em 2008 entra fortemente no mercado internacional e aumenta mais ainda a capacidade fabril. Nos últimos dois anos, a empresa completou 40 anos de existência e inaugurou a galeria Melissa em Nova York.
Entrando com mais profundidade nos últimos três anos de relatório anual da empresa (2010-2012), em 2010 a economia brasileira cresceu consideravelmente com a recuperação da crise, e com isso a estratégia de investimento da empresa foram “os investimentos na consolidação da marca e no relacionamento com os canais de distribuição, e a melhoria de processos internos de fabricação e desenvolvimento de produtos”. Em 2010 também a empresa começou a reverter o cenário de margens decrescentes que vigorava desde 2006.
Em 2011, por outro lado, houve uma forte desaceleração da economia brasileira, o que teve reflexo nos resultados da