Quimica da Atmosfera Terrestre
André Francisco Andrella
Anndrey Lynconn Nogueira Santiago de Souza
Fabio de Melo Bravo
Professor : Gustavo Pricinotto
INTRODUÇÃO
A química da atmosfera terrestre é composta de diferentes gases e partículas. Dentro deste contexto cabe aqui observar que a parte gasosa é composta de nitrogênio (N2), que contribui com 78,08 % e o oxigênio (O2) com 20,95%. Sendo assim, Isso significa que se pegássemos aleatoriamente 1.000 moléculas de gases da atmosfera, 780 seriam de moléculas de nitrogênio e 209 de moléculas de oxigênio. Com a soma: 780 + 209 = 989, as onze moléculas que faltam para completar 1.000 são completadas pelas moléculas conhecidas como gases minoritários da atmosfera.
Cabe aqui destacar que alguns componentes minoritários da atmosfera e sua presença são relativos e o mais importante para a sobrevivência humana é o gás oxigênio possui um papel importante na atmosfera, que é manter a vida aeróbica, isto é, aquela que respira oxigênio. Porém, os gases minoritários também são importantes para manter a vida. Gases como o dióxido de carbono, o metano e o óxido de dinitro gênio são responsáveis por manter a temperatura do planeta em uma faixa conveniente para abrigar a vida como conhecemos. Essa propriedade é conhecida como efeito estufa.
RESULTADOS
A atmosfera é composta pelas seguintes camadas:
Troposfera (até cerca de 15 km de altitude): Varia entre 8 km (pólos) até 15 km (equador) e contém 80% em massa dos gases atmosféricos. - O ar diminui de temperatura com a altitude, até atingir cerca de -60ºC. - A zona limite designa-se por tropopausa, de temperatura constante.
Estratosfera (de 15 km a 50 km). - Contém a camada de ozônio. - A temperatura aumenta desde -60ºC até cerca de 0ºC, devendo-se este aumento à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes, sendo as radiações por isso responsáveis radiações UV, de energia compreendida entre 6,6 x 10-19 J e 9,9 x 10-19 J. - A zona