Resenha dos textos Química da atmosfera - Atmosfera: a vida no planeta terra. & Química atmosférica: a química sobre nossas cabeças.
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT
DISCIPLINA: CLIMATOLOGIA
Resenha dos textos
Química da atmosfera - Atmosfera: a vida no planeta terra.
&
Química atmosférica: a química sobre nossas cabeças.
FORTALEZA – CE
2014
No 1º texto Química da atmosfera – Atmosfera: a vida no planeta terra, esse texto mostra de forma geral as camadas da atmosfera, os principais gases da atmosfera, efeito estufa, gases do efeito estufa, poluição atmosférica por ações antrópicas, processo de combustão e o biocombustível.
As camadas atmosféricas dividem-se em (da de menor altitude para a de maior.)
1. Troposfera 3. Mesosfera
2. Estratosfera 4. Termosfera
A cama de ozônio localiza-se no meio da mesosfera.
Seus principais gases são; oxigênio (O²) e nitrogênio (N²), esse dois elementos formam a parte gasosa da atmosfera, ainda existem outros gases, em menor quantidade que o oxigênio e o nitrogênio, são eles; dióxido de carbono (CO²), metano (CH4), óxido de dinitrogênio (N²O), óxido nítrico (NO), amônia (NH³), dióxido de enxofre (SO²), formaldeído (HCOH), argônio (Ar), Neônio (Ne), Helio (He) e Hidrogênio (H²).
Gases como o CO², CH4, e o N²O possuem a propriedade de interagir com o calor e refleti-lo em todas as direções, esse efeito é primordial para a vida no planeta, pois mantém a temperatura atmosférica na parte habitada (troposfera) ideal para a vida, dá-se a essa propriedade o nome de efeito estufa, pois quando os raios solares são refletidos e chocam-se com essas partículas elas refletem eles de volta para a superfície terrestre, aquecendo o planeta. Os gases que possuem essa propriedade são chamados de gases estufa.
A poluição atmosférica; ocorre principalmente por ações antrópicas, e é resultado do aumento da concentração dos gases “minoritários” na atmosfera, esse aumento pode ser global, ocasionado pelo aumento dos gases estufa, ou local, como a poluição sobre as