Atmosfera Terestre
Podemos definir a atmosfera como sendo uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa a Terra pela força da gravidade.
Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, que também existe em outros planetas do sistema solar que também possuem atmosfera.
Numa Terra sem atmosfera a superfície seria um lugar hostil, gelado ou tórrido, e sujeito à radiação ultravioleta solar, como acontece em Marte ou na Lua. Por outro lado, uma atmosfera demasiado densa e rica em CO2, como a de Venus, significaria um mundo igualmente hostil, mas agora devido às elevadas temperaturas e pressões. As condições físico-químicas na superfície terrestre são, pois uma função marcada da constituição atmosférica.
A nossa atmosfera tem um papel chave nas condições de existência dos seres vivos: participa no mecanismo da respiração e no processo inverso (fotossíntese), intervém no ciclo da água e nos ciclos de vários elementos químicos, filtra grande parte da radiação ultravioleta nociva proveniente do Sol, suaviza e regulariza a temperatura, transmite os sons, e produz condições de luminosidade especiais. Um autor chegou mesmo a compará-la a um líquido amniótico que nos resguarda do gélido e inóspito espaço exterior.
Estrutura da Atmosfera
A atmosfera atua como sede dos fenômenos meteorológicos e, além disso, é fator determinante na qualidade e quantidade de radiação solar que atinge a superfície terrestre e pode ser dividida de acordo com suas características físicas e químicas.
Troposfera (0 - 7/17 km)
A Troposfera é a camada atmosférica que se estende da superfície da Terra até a base da estratosfera. (0 - 7/17 km), a temperatura diminui com a altitude, esta camada responde por oitenta por cento do peso atmosférico, sua espessura média é de aproximadamente 12km, atingindo até 17km nos trópicos e reduzindo-se para