Relatório Final de Nutrição
A alimentação representa uma das dimensões do comportamento humano mais importante, envolvendo aspectos biológicos, sociais, econômicos e psicológicos, fundamentais para a evolução das sociedades. A relação entre alimentação e saúde é discutida desde a antiguidade, sendo reconhecidos os aspectos terapêuticos da alimentação. Esta relação tem sido estudada pela Ciência da Nutrição que procura, através da alimentação adequada, individual ou coletiva, promover o estado de saúde, retardando ou evitando o aparecimento de doenças.
A Nutrição clínica atua também prevenindo o aparecimento de doenças através de uma alimentação saudável e de forma terapêutica no controle de doenças crónicas e enfermidades que agridem o ser humano, através de uma alimentação específica, balanceada e saudável.
Diversas são as enfermidades que necessitam de acompanhamento nutricional rigoroso para evolução e melhora do quadro. Dentre elas podemos destacar: obesidade, doença celíaca, desnutrição, diabetes mellitus, cirrose hepática, insuficiência renal doença aguda e crônica hipertensão arterial, cardiopatias e constipação intestinal.
Para uma melhor avaliação dos pacientes, em Nutrição Clínica os atendimentos são realizados da seguinte forma: Atendimento Clínico, onde o paciente é examinado individualmente verificando sua situação fisiopatológica, história clínica pregressa, atual e familiar (anamnese) e estado nutricional; Atendimento Ambulatório geralmente visa o controle de peso, aconselhamento e educação nutricional para indivíduos sadios ou enfermos. O atendimento hospitalar visa o tratamento e recuperação de pessoas enfermas através da Terapia
Nutricional, (Dioterapia) tratamento através dos alimentos, ferramenta usada pelo nutricionista para a recuperação dos enfermos.
Diante disto, a necessidade de ações criteriosas na avaliação nutricional, permitindo que ela seja mais eficiente possível e, consequentemente, reduzindo a prevalência de