relatório filhos do silêncio
DISCIPLINA: LIBRAS
PROFESSOR: JOÃO NETO
RELATÓRIO FILME: OS FILHOS DO SILÊNCIO
LUCAS GOMES DOS SANTOS
ACARAÚ, 2105
RESUMO DO FILME FILHOS DO SILÊNCIO Em uma cidade da Inglaterra, o professor de linguagens James Leeds é contratado em uma escola de surdos. O professor idealista é conhecido por aplicar em suas aulas diferentes métodos. Leeds utiliza como métodos de ensino o uso da música, a fim de fazer com que seus alunos sintam as vibrações da música e falem foneticamente. Logo então Leeds conhece uma bela e jovem mulher chamada Sarah Norman. Muito inteligente, já graduada pela escola, decidiu permanecer lá, como empregada, a fim de se manter confinada em seu mundo de silêncio, que aparentemente lhe dá mais segurança .
Ela logo se mostra interessada em Leeds, com quem se comunica através da linguagem dos sinais. Ele procura fazer com que ela passe a ler lábios e a falar um pouco. Através da Sra. Norman, mãe de Sarah, ele toma conhecimento que ela fora molestada sexualmente quando era adolescente, o que a tornou uma pessoa amarga. Por ser surda e não saber falar, foi desrespeitada pelos amigos da irmã durante sua adolescência. Tais fatos explicam porque ela é tão hesitante nas tentativas em que ele procura estreitar um relacionamento.
Algum tempo depois Leeds consegue se aproximar de Sarah, onde acabam se apaixonando. Desse modo os dois tentam viver uma vida normal a fim de aprender uma melhor forma de comunicarem seus sentimentos.
ASPECTOS PEDAGÓGICOS
Aplicação de novos métodos de ensino, através da motivação para atrair a atenção do aluno, mostrando a importância da verbalização da sua linguagem habitual, uma vez que isso o incluirá de maneira mais eficaz o seu convívio em sociedade.
MENSAGEM DO FILME
O filme “Filhos do silêncio” mostra a realidade que passam os surdos em conviver em sociedade. Uma vez que acham melhor estarem sozinhos, se isolando do mundo em que vivem e criando o seu próprio mundo solitário.