Relatorio analítico
UNIVERSIDADE VILA VELHA
CURSO DE PSICOLOGIA
Relatório Analítico-Descritivo Bimestral Individual | Aluno: Maria de Fátima Garcia Lima | Data: 26/09/2011 | Componentes do subgrupo: Juraci Pilon de Ângelo e Luana Camata Campi | Local de estágio: Sala de Orientação de Psicopedagogica da Clínica de Psicologia da UVV | Nome do preceptor na instituição: Eliane Varanda Dadalto | Parecer do professor: |
1. Introdução
O presente relatório analítico baseia-se nas atividades de campo, realizadas por três estagiárias do Curso de Psicologia da Universidade Vila Velho (UVV), na Clínica de Psicologia, tendo como tema central a formação de grupos de educação e saúde.
Foi um trabalho rico enquanto pesquisa, pois nos proporcionou oportunidade de examinar diversos referenciais teóricos que nos levou a melhor conhecer nosso papel de estagiárias na psicologia. Naquele momento grupal é importante estar presente e disponível para escutar, com empatia, e com a atenção flutuante. De acordo com Freud (1856;1939, citado por Dalgalarrondo, 2008), atenção flutuante é um estado artificial de atenção, que deve ser cultivado pela necessidade técnica do processo psicanalítico. O terapeuta deve deixar a atenção livre suspendendo ao máximo os próprios desejos, motivações e planos pessoais.
Estar em contato com o contexto das mães que acompanham seus filhos, tão diferente da nossa própria realidade, oportunizou aplicar teorias que temos aprendido em sala de aula, como exemplo, de acordo com Soares (2005), na experiência de ouvir e ser ouvido, de compartilhar uma experiência, a pessoa encontra um suporte diferente, que repercute de modo positivo ao entrar em contato com histórias semelhantes as das demais pessoas. Assim uma intervenção feita pelo grupo acaba tendo maior influência do que quando feita pelo psicólogo.
Tivemos oportunidade de perceber esse fato quando uma pessoa reclamava que não podia ir à igreja, por exemplo, e a