Relatório Experimental Química dos Perfumes
Relatório experimental
Elaboração de Perfumes e Controle de Qualidade na Extração de Óleo
Essencial da Casca da Laranja
Universidade de Caxias do Sul
Departamento de Química e Física
Introdução
segue uma sequência sutil e harmoniosa em função das notas olfativas de topo, corpo e base. Além disso, em relação à característica do aroma, existem os acordes femininos e os masculinos.
As Notas de Topo ou de Cabeça são a primeira impressão do perfume e as mais voláteis da composição, por isso são sentidas apenas nos minutos iniciais. Já as
Notas de Corpo ou de Coração são liberadas em seguida e denotam sua personalidade, pois as principais essências do perfume estão ali presentes.
E ainda, nas Notas de Base ou de Fundo é onde se encontram os elementos fixadores, notas menos voláteis que conferem peso, calor, e indicam o tempo de duração na pele. A figura 1 mostra a participação das fragrâncias nessas notas.
Os perfumes estão presentes na vida humana há centenas de anos. Os aromas têm a capacidade de influenciar de forma direta e diferente cada indivíduo. Isso ocorre em função das lembranças de experiências vividas que o olfato promove ao enviar suas mensagens olfativas às regiões do cérebro associadas à emoção, à criatividade e à memória.
As fragrâncias fazem parte de ambientes corporativos, representam a identidade de uma marca, são componentes de produtos que variam desde produtos de limpeza até bens de consumo, como automóveis e também em alimentos, através da adição de aromatizantes. A composição de um perfume depende de seu fabricante e possui diversas variáveis, sendo a fragrância a mais importante. Um complexo conjunto de substâncias químicas voláteis obtidas de forma natural ou sintética e combinadas com maestria pelo profissional perfumista, chamado de
Nariz ou Nez.
A elaboração da fórmula de um perfume pode levar de seis meses até dois anos. Portanto, a criação