Relatório Experimental de Termoquímica
RELATÓRIO DE TERMOQUÍMICA
CURITIBA
2013
RELATÓRIO DE TERMOQUÍMICA
Relatório de graduação apresentado à disciplina de Química Geral Experimental do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná.
Professores:
CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO
As transformações físicas e as reações químicas quase sempre estão envolvidas com perdas ou ganhos de calor. O calor é uma das formas de energia mais comuns que se conhece.
A Termoquímica é a parte da Química que faz o estudo das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações químicas. A maioria das reações químicas envolve perda ou ganho de calor (energia).
O estudo da Termoquímica nos ajuda a conhecer informações importantes referentes à intensidade e estabilidade das ligações químicas existentes dos reagentes e produtos.
Na natureza existem diversas reações que envolvem perda ou ganho de calor. Quando uma reação química perde calor para o meio ela é chamada de exotérmica, ou seja, ela liberou energia. Já quando uma reação química absorve calor do meio ela é chamada de endotérmica, pois ela absorveu energia.
Essa energia que vem das reações químicas é decorrente de rearranjo das ligações químicas dos reagentes transformando-se em produtos. Essa energia armazenada é a ENTALPIA (H). É a energia que vem de “dentro” das moléculas. A variação de entalpia é a diferença entre a entalpia dos produtos e a entalpia dos reagentes.
Um instrumento muito importante no estudo da Termoquímica é o calorímetro, usado na calorimetria. Ele é construído para isolar termicamente o seu interior, para que não ocorram trocas de calor entre o interior e o ambiente externo. O calorímetro é utilizado na medida de calor trocado durante as reações químicas. Como foi o caso do experimento realizado no laboratório onde se determinou a variação de entalpia da reação de neutralização de um ácido forte