Termoquimica
Termoquímica
Estudo da quantidade de calor em uma reação.
Campo Largo
2014
1. INTRODUÇÃO
A termoquímica estuda as transferências de calor associadas às reações químicas ou às mudanças no estado físico das substâncias. Calor de reação é o nome dado à quantidade de calor liberado ou absorvido em uma reação química ou mudança de estado. Para medi-lo, utiliza-se um equipamento denominado de calorímetro.
Um processo exotérmico é aquele no qual calor é liberado pelo sistema (reação química) para o ambiente. Por exemplo, a queima de um pedaço de carvão. Processos endotérmicos são aqueles nos quais o sistema absorve calor do ambiente. Por exemplo, a fusão do gelo é um processo endotérmico.
2. OBJETIVO
Esta prática visa introduzir o conceito de entalpia de reação. Para isto será medida a quantidade de calor absorvida ou liberada em três reações químicas, reação 1: dissolução do hidróxido de sódio sólido; reação 2: hidróxido de sódio sólido e reação com ácido clorídrico em solução aquosa.
3. EXPERIMENTAL
3.1 Materiais e reagentes
1° Experiência
Erlenmeyer
Proveta
Termômetro
Vidro relógio
Colher de metal
Balança de precisão
(H2O) Água
(NaOH) Hidróxido de sódio
2° Experiência
Erlenmeyer
Becker
Proveta
Termômetro
Vidro relógio
Colher de metal
Balança de precisão
(HCL) Ácido clorídrico
(NaOH) Hidróxido de sódio
3.2 PROCEDIMENTO
1° Experiência O frasco de Erlenmeyer foi pesado vazio na balança de precisão. O mesmo foi feito com a água depois de ser medida 50 ml com o auxilio da proveta e transferida para o erlenmeyer. No vidro de relógio foi pesado o hidróxido de sódio (NaOH) despejando pequenas quantidades com a colher de metal até se obter o peso desejado, o termômetro foi utilizado para medir a temperatura após misturar o hidróxido de sódio á água por aproximadamente 1 minuto.
2º Experiência
Primeiramente o frasco Erlenmeyer foi