Termoquimica
REAÇÕES QUIMICAS E ENERGIA
Joaçaba
2014
REAÇÕES QUIMICAS E ENERGIA
Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina Química Experimental, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.
Joaçaba
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
4 PARTE EXPERIMENTAL 8
5. CONCLUSÕES 16
REFERÊNCIAS 17
1. INTRODUÇÃO
Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico.
Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias, pois as substancias originais sofrem alterações em sua estrutura. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.
Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química como por exemplo a fusão de m metal. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.
O fenômeno químico altera a natureza da matéria. O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.
A maioria das reações químicas ocorre produzindo variações de energia, que também podem se manifestar ocasionando a variação de calor. Para o estudo destas variações de calor, temos a termoquímica.
A termoquímica nos da que para reações que ocasionam o calor podem ser chamadas de reação Exotérmica (para reações que transmitem calor para fora), e Endotérmica (para reações que transmitem calor para dentro).
2. OBJETIVOS
Em uma reação de neutralização, determinar a quantidade de calor e entalpia;
Identificar e diferenciar fenômenos físicos de químicos;
Analisar os resultados alcançados observando a mudança de calor;
Escrever as equações balanceadas dos