Relatório experimental de química
Relatório Experimental de Química
Identificação de Amostras
Sólidas e Líquidas
Objetivo
Fazer com que os alunos aprendam a conceituar propriedades intensivas e extensivas, e determinar experimentalmente a densidade de sólidos irregulares e regulares.
Descrição Teórica
Fazer três experimentos, cujo 1º seja para determinar a densidade de sólido com forma irregular, o 2º seja para determinar a densidade absoluta de sólidos com forma regular, e o 3º para determinar a densidade absoluta de amostras líquidas.
Procedimento Experimental
1º Experimento: Pesou-se 04 amostras de dois metais diferentes e anotou-se as massas em uma tabela. Depois, colou-se água destilada em um proveta até o completar de um certo volume estimado e introduziu-se, individualmente, cada amostra na proveta. Por diferença entre os volumes finais e iniciais, foi calculado o volume de cada metal, e logo depois, suas respectivas densidades.
2º Experimento:
Duas amostras de forma regular, constituídas de madeira, foram analisadas e medidas, por um paquímetro, para a determinação de suas dimensões. Logo depois, calculou-se os volumes de cada amostra sólida em madeira, utilizando as devidas equações de cada amostra. Pesou-se as amostras, para conseqüentemente , com os valores do volume e da massa, conseguir obter a densidade de cada uma delas.
3º Experimento:
Em uma proveta foi colocado um líquido, até o seu limite de graduação. Lenta e cuidadosamente, colocou-se um densímetro no líquido, deixando que ele flutuasse sem encostar-se à parede da proveta, para se fazer a leitura.
Resultados
1ª Experiência * Comparação entre densidades obtidas, para duas amostras de um mesmo tipo de material, obtida através do deslocamento de volume.
Foi usado 2 tipos de metais, e 2 amostras de cada tipo, aparentemente iguais. Mediu-se o volume das amostras através de uma proveta com capacidade de 100ml. Colocou-se 60ml de