Relatório Estação Meteorológica EST
Uma estação meteorológica é um local onde são recolhidos dados para análise do tempo meteorológico. Encontram-se equipadas com instrumentos (ou sensores eletrônicos) de medição e registo das variáveis meteorológicas/climáticas. Os seus dados são utilizados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima, pelo que também podem ser designadas por estações climatológicas. Em nossos dias, por meio de programas de computador, integram-se os dados coletados, permitindo a sua apresentação. Na maior parte das estações de última geração os dados são enviados para computadores remotos, através de linhas telefónicas, rede GSM ou outros meios de transmissão.
Uma estação típica apresenta os seguintes instrumentos de medição:
Termômetro para medir as variáveis da temperatura;
Barômetro para medir as variáveis da pressão atmosférica;
Higrômetro para medir as variáveis da umidade relativa do ar;
Anemômetro para medir as variáveis da velocidade do vento;
Biruta ou manga de vento para indicar a orientação aproximada do vento;
Piranômetro para medir as variáveis de insolação;
Heliógrafo para medir a duração da ação do Sol;
Pluviômetro para medir a quantidade de precipitação pluviométrica.
Outros dados passíveis de obtenção são o alcance visual de pista (visibilidade), altura de nuvens até aos 1500 metros, cobertura de céu nublado, nomeadamente para fins de navegação aérea.
Estação Meteorológica da EST/UEA
A Estação Meteorológica Automática da EST foi instalada no período de 15 a 20 de março de 2010 em um cercado meteorológico situado na unidade Escola Superior de Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas, sob as coordenadas: 03º05’32,5”S; 60º00’59,69”W; 31m de altitude, utilizando recursos do projeto FINEP e do Fundo EST. No local estão sendo monitoradas diversas variáveis meteorológicas: componentes ortogonais do vento, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, temperatura do ar,