Efeito Clima na Aviação
Juliana Ramalho Barros,
da Universidade Federal de Goiás juliana.ufg@superig.com.br Juan Carlos da Silva Balero
da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. juan_balero@hotmail.com Resumo: Este trabalho teve como objetivo fornecer subsídios acerca da influência das condições meteorológicas na aviação na Região Centro-Oeste do Brasil. Para isso realizou-se pesquisa bibliográfica e coleta de dados meteorológicos, além de estatísticas de acidentes na aviação brasileira. O clima da região sofre influência de três massas de ar, responsáveis pelos fenômenos atmosféricos recorrentes nas diferentes estações do ano. Cada estação do ano tem suas particularidades meteorológicas, influenciando de maneira diferenciada na aviação. O piloto deve ter conhecimento prévio sobre o clima de onde irá fazer o voo, pois pode haver mudanças repentinas nas condições do tempo. O conhecimento das condições climáticas e meteorológicas é fundamental para o planejamento de voo, inclusive para que o piloto saiba como lidar com condições adversas. Embora um acidente possa apresentar mais de um fator contribuinte para que sua ocorrência, sabe-se que vários acidentes aéreos são decorrentes de condições meteorológicas adversas,. Espera-se com este trabalho, contribuir para a reflexão sobre a formação dos aeronautas e, assim, para a redução de acidentes aéreos que tenham as condições do tempo como fator agravante.
Palavras-chave: Segurança de voo; Região Centro-Oeste; Meteorologia; Climatologia.
INTRODUÇÃO
Este trabalho, cujo objetivo principal é avaliar e discutir a influência dos parâmetros climáticos e meteorológicos para a aviação na região
Centro-Oeste do Brasil, representa uma contribuição no sentido de revelar a importância dos conhecimentos sobre o tempo e o clima para a realização de diversas atividades (no caso aqui, a aviação).
26
A influência do clima e