A idéia de Justiça
A idéia de Justiça
A idéia de justiça surge em determinado momento histórico e num determinado espaço (Grécia, Séc VI A.C). Nosso pensamento tem como origem determinados valores que surgiram em determinadas civilizações. A cultura romana vai oferecer também uma grande contribuição para o desenvolvimento do pensamento ocidental. Nossa cultura é formada pela reunião da cultura grega, romana e judaica.
Determinados aspectos culturais são fundamentais. É muito própria na nossa cultura a proteção à vida. Surge a idéia de dignidade da vida.
A idéia de justiça no pensamento grego surge Grécia quando em meio a duas antíteses: physis (natureza) x nomos (consenso). Essa antítese surge da invenção do pensamento racional. O que significa pensamento racional? Antes disso havia a explicação mitológica (ex: explicação do mundo dada pelas tribos indígenas). Antes da explicação racional, portanto, havia a explicação mitológica (ex: mito de Prometeu fala do aparecimento da justiça). A explicação do aparecimento da justiça tem a ver com a origem divina. A explicação racional (ex: a ciência tenta explicar o surgimento do universo através da explosão do Big Bang). A explicação racional não recorre a uma elemento divino, pois busca a explicação em aspectos físicos. Essa é a diferença ente a explicação mitológica e a explicação racional.
Pela visão tradicional dos gregos (mitologia), a ordem que havia no mundo não eram coisas dadas pelos deuses. Com o aparecimento racional, descobriu-se a idéia de natureza. A idéia de natureza como nós temos hoje foi dada pelos gregos. O pensamento grego cria a contraposição entre o que é criado pela natureza e o que é criado pelo homem (consenso, convenção). Existem duas realidades: homem e natureza. A partir dessa diferença, surge no pensamento grego (ocidental) uma série de questionamentos que vão afetar todas as áreas, inclusive o direito. Surge a possibilidade de se questionar as coisas criadas pelo homem, mas não as