Relatório Espermograma
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
BIOTECNOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL
Ketryn Rodrigues do Amaral
2013101684
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – ESPERMOGRAMA
Alegre
2015
Coagulação/Liquefação
Após 10 minutos de serem coletadas, foi possível observar que as amostras sofreram coagulação. Depois de coaguladas, as amostras levaram entre 5 a 15 minutos até se liquefazerem.
Existem três estágios da coagulação/liquefação: - A primeira é bem curta e denominada Inicial liquefeita. - A segunda é a coagulação, que ocorre imediatamente, permanecendo nesse estado de cinco a 15 minutos. - A terceira é a liquefação final ou secundária, que produz um fluido viscoso varável.
Tal mecanismo é importante para proteger os espermatozoides do pH vaginal e da sua ação deletéria aos gametas masculinos.
Aspecto e cor
A amostra observada foi a “R”, que apresentou coloração branca oplacente e aspecto gelationoso.
A baixa concentração de espermatozoides e a ruptura de vasos na ejaculação (entre outros) podem alterar a cor do líquido seminal de acordo com sua concentração. São processos decorrentes do uso de medicamentos e/ou drogas e também de doenças sistêmicas.
Volume
A amostra “R” continha 5 mL de material, sem nenhum problema relatado ao ser coletado. Esse volume pode ter sido influenciado pelo tempo de abstinência em que o doador se encontrava.
pH
O pH da amostra “R” e também da grande maioria das outras foi referente à 8.
Fatores como a deficiência da glândula prostática e ausência da liquefação (pH acima de 8), ou a deficiência de vesículas seminais e ausência de coagulação (pH ácido) podem influenciar na alteração de pH do sêmen.
Vitalidade
A porcentagem de células móveis presentes na amostra observada é de 98%. Esse resultado pode ter sido influenciado pela deficiência de frutose, ausência de motilidade ligada ao reduzido número de ATP, células podem estar vivas porém imóveis, e indícios de necrozoospermia.
Motilidade
90%