015 a 039
r-
i
I
I
I
NO MUNDO E NO BRASIL E UMA VISÃO GERAL DAS DEMONSTRAÇOES
por exemplo, a emissão de títulos de dívida (passivo) ou de títulos patrimoniais (ações do capital social).
Para poder avaliar adequadamente as perspectivas de fluxos de caixa futuros da entidade que reporta a informação, os usuários precisam estar aptos a distinguir a natureza dessas mudanças.
Segundo o CPC OO(R1).0B16 (Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro), informações sobre a performance financeira da entidade (demonstração do resultado) que reporta a informação auxiliam os usuários a compreender o retorno que a entidade tenha produzido sobre os seus recursos econômicos (lucro ou prejuízo apurado em comparação com os ativos da entidade).
Informações sobre o retorno que a entidade tenha produzido servem como indicativo de quão diligente a administração tem sido no desempenho de suas responsabilidades para tornar eficiente e eficaz o uso dos recursos da entidade que reporta a informação.
Informações sobre a variabilidade e sobre os componentes desse retorno (detalhamento das receitas e das despesas da entidade) também são importantes, especialmente para avaliação das incertezas associadas a fluxos de caixa futuros. Informações sobre a performance financeira passada (lucros ou prejuízos apurados pela entidade no passado) da entidade que reporta a informação e sobre o quão diligente a administração tem sido no desempenho de suas responsabilidades são do mesmo modo úteis para predição de retornos futuros da entidade sobre os seus recursos econômicos (ativo).
De acordo com o CPC OO(R1).OBl7 (Estrutura
Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro), o regime de competência
(por exemplo, reconhecimento do passivo de uma despesa quando o serviço foi prestado, independentemente da data de pagamento) retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os