Relatório ensaio dureza rockwell
Departamento de Engenharia Mecânica
Andrezza Raphaela Viegas Santos Lima
LABORATÓRIO DE MATERIAIS
Caracterização mecânica de materiais
Ensaio de Dureza Rockwell
Professor Pedro Brito
Belo Horizonte
2012
1. INTRODUÇÃO
1.1 Motivação
Na Ciência dos Materiais, dureza é considerada a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos.
Uma das maneiras de se avaliar a dureza é verificar a capacidade de uma material penetrar o outro.
Em 1922, Rockwell desenvolveu um ensaio de dureza que urilizaca um sistema de pré-carga. Este método apresenta algumas vantagens em relação aos outros ensaios, mas por outro lado, possui algumas limitações. O que indica que está longe de ser uma solução técnica ideial.
O ensaio Rockwell é hoje, o processo mais utilizado mundialmente, devido à rapidez e facilidade de execução, isenção de erros humanos, pequenas impressões e facilidade em detectar pequenas diferenças de naturezas.
1.2 - Objetivos
Comparar experimentalmente as diferenças nas propriedades mecânicas dos materiais metálicos utilizados (alumínio, aço 1045 e aço 1045 temperado) com composições e tratamentos térmicos diferentes, além de comprovar as vantagens e desvantagens em relação aos outros ensaios já estudados (Brinell e Vickers).
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Este ensaio de dureza foi introduzido em 1922 por Rockwell e é geralmente realizado em corpos de prova de aço temperado .
A dureza Rockwell elimina o tempo necessário para a medição de qualquer dimensão causada pela impressão, pois o valor da dureza do material é lido diretamente na máquina de ensaio, sendo portanto um ensaio mais rápido e menos sujeito a erros humanos. Além disso, utilizando-se penetradores pequenos, muitas vezes não danificando a peça a ser usada como corpo de prova.
Neste método, a carga do