Ensaios mecanicos
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA
WILLIAN ALBERTO AMARO MARCHIOLI
RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO 01/2012
PONTA GROSSA
2013
WILLIAN ALBERTO AMARO MARCHIOLI
RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO 01/2012
Relatório Técnico Científico apresentado à Professora Mestre Sandra M. K. Tramontin, do curso de bacharelado em Engenharia Mecânica, 3º período, na disciplina de Ensaios Mecânicos.
1. Objetivo:
Avaliar a dureza de peças em relação ao que foi pedido pelo cliente.
2. Revisão Teórica :
2.1 Dureza Rocwell
Este ensaio recebeu esse nome por ter sido proposto primeiramente pela indústria Rockwell, dos Estados Unidos, por volta de 1922, este tipo de ensaio de dureza é o mais comumente utilizado, pois são simples de serem feitos e não necessitam de habilidades específicas.
Este tipo de ensaio utiliza-se da profundidade da impressão causado por um penetrador sob a ação de uma carga. Varias escalas podem ser utilizadas levando em conta a pré-carga utilizada e os vários tipos de penetradores, o que permite que todos os tipos de metais possam ser ensaiados. Os penetradores incluem esferas de aço endurecidas com diâmetros entre 1,588 a 12,70mm, e um penetrador cônico de diamante utilizado nos ensaios de materiais mais duros.
2.1.1 Leitura da Dureza Rockwell no Equipamento:
A leitura do grau de dureza é feito diretamente num mostrador, figura 1, acoplado na máquina de ensaios de acordo com uma escala que é pré-determinada, adequada a faixa de dureza do material ensaiado.
Quando esta utilizando o penetrador esférico, figura 3 faz se a leitura do resultado da dureza na escala vermelha, quando se usa o penetrador cônico de diamante faz-se a leitura da dureza do material na escala preta.
O valor indicado na escala é a Dureza Rockwell, esta dada pela profundidade que o penetrador