RELATÓRIO ENSAIO DE TRAÇÃO
Engenharia Civil, 3º Semestre e Turma (001ECV3CN)
Igor Santos Conceição; Jailton Silva de Souza Junior; Adilson Pereira Batista;
Professor: Luana Sena Nunes Disciplina: Tecnologia e Mecânica dos Materiais
Resumo: O ensaio de tração é o mais conhecido dos ensaios de materiais. É utilizado para determinar a resistência à tração, uma das mais importantes propriedades de um material. O alongamento após fratura também pode ser determinado como uma medida de resistência do material.. É como se fosse uma prova de aceitação dos materiais que se faz pela comparação das propriedades utilizadas no ensaio e vários ajustes em determinados processos específicos.
Palavras-chave: Ensaio de tração, Limite de resistência, Deformação.
1. Introdução
Segundo Bluhm et. al. (1965) descreve que a facilidade na execução e a reprodutividade dos resultados colocam o ensaio de tração como um dos mais importantes meios de se determinar propriedades mecânicas dos materiais em engenharia.
Segundo Nery (2012), o ensaio de tração é de usual utilização em engenharia a fim de obterem-se informações básicas sobre as propriedades dos materiais. Neste ensaio um corpo de prova, que pode possuir diferentes geometrias, é submetido à aplicação de uma carga uniaxial crescente, onde são obtidas informações simultaneamente sobre seu comportamento durante o tempo de ensaio, no qual o produto desse ensaio é uma curva tensão versus deformação. Através de um software, é traçado o gráfico de diagrama tensão-deformação com os dados referentes às forças aplicadas e deformações sofridas pelo corpo de prova até sua quebra. Através desse gráfico observamos o módulo de elasticidade, o limite de escoamento, limite de resistência mecânico e a tensão de ruptura.
De acordo com Dieter (2000) a tensão de engenharia (σ) e a deformação de engenharia (ɛ) são definidas pelas equações:
σ = F/A. Onde, σ=Tensão; F = Força aplicada; A= Área da seção transversal do corpo.
ε = ∆L/Lo = (L