Relatório eletricidade i
Circuito elétrico é o movimento de uma corrente elétrica pelos condutores entre dois terminais da fonte de tensão. Em geral, um circuito elétrico é constituído por uma (ou mais) fontes de tensão, que podem ser uma pilha, fios condutores e outros componentes, que são chamados de elementos resistivos. Os resistores são dispositivos utilizados nos circuitos para controlar a corrente elétrica por meio do aumento da resistência imposta a passagem dos portadores de carga em um fio condutor. A resistência é uma propriedade de cada material que depende de suas propriedades físicas e de sua geometria.
Um curto-circuito acontece quando em um circuito elétrico, a corrente elétrica percorre um fio condutor com resistência desprezível sem passar por nenhum outro dispositivo elétrico. Isso acontece, por exemplo, quando os polos de uma pilha são ligados por um fio. Nesse caso, após alguns segundos verifica-se que a pilha começa a esquentar. Durante um curto-circuito a resistência elétrica do trecho atravessado pela corrente elétrica é praticamente zero, consequentemente os valores da corrente elétrica são muito altos. (Claudio XAVIER & BENIGNO,2010).
Um circuito aberto. : Não existe um caminho para a corrente percorrer, o circuito aberto apresenta uma resistência praticamente infinita.
Um circuito fechado tem o percurso completo do fluxo da corrente elétrica, sendo assim ele ira funcionar.
Objetivos. * Definir na pratica o que é um curto-circuito e um circuito aberto. * Proporcionar algum conhecimento técnico sobre circuitos. * Mostrar as características de um curto-circuito e de uma abertura.
Materiais e métodos.
Para realização do procedimento foram utilizados os seguintes materiais:
Modulo universal 2000, cartão de experiências EB-01 e o multímetro.
O primeiro procedimento a ser adotado foi colocar a fonte variável do modulo na posição desligada através da chave CH7 e ajustar os potenciômetros “+var e –var” para que a tensão esteja no