A exclusão social vivenciada pela população pobre
PINTO, Maroly Bruna Sousa Silva maroly.bruna@hotmail.com RESUMO
A exclusão social que ocorre no Brasil é consequência da desigual distribuição de renda que acarreta diversos problemas sociais, dentre eles a falta de recursos vivenciada pela população desprovida de capital. O presente trabalho tem por objetivo identificar os problemas estruturais da classe desfavorecida da população brasileira visando chamar a atenção dos representantes legais para o descaso de determinada população com intuito da realização de práticas de políticas públicas emergenciais para atenuação de tais problemas e melhoria da qualidade de vida dessa parcela da sociedade.
Palavras – chave: Exclusão social. Desigualdade social. Distribuição de renda. Sociedade.
ABSTRACT
Social exclusion occurs in Brazil is a consequence of unequal income distribution that leads to many social problems, including lack of resources experienced bypeople devoid of capital. The present work aims to identify the structural problemsof the underclass of the population in order to draw the attention of legal representatives to the neglect of a given population with the aim of carrying outemergency practices of public policies to mitigate such problems and improve the quality of life this segment of society.
Keywords: social exclusion. Social inequality. Income distribution. Society.
1 - INTRODUÇÃO
A exclusão social, a pobreza e a violência são consequências da má distribuição de renda que ocorre no Brasil. O efeito produzido por essas consequências aumenta as divergências entre as classes sociais no país.
Atualmente surgiram novas discussões sobre a diferença entre classes na sociedade brasileira, com especulações sobre a existência de novas classes, porém, o que existe de fato, são as duas classes já conhecidas e predominantes no cenário social brasileiro, são elas: a classe mais favorecida, que dispõe de educação, saúde, segurança, moradia e