Relatório Eletricidade I - Unidades elétricas
LABORATÓRIO 1
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA N° 01
TÍTULO: Unidades Elétricas
COMPONENTE(S) DO GRUPO:
Ives Hernani Barreto de Lima
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A necessidade de medir é muito antiga e remete à origem das civilizações. Por longo tempo, cada povo teve o seu próprio sistema de medidas, baseado em unidades arbitrárias e imprecisas. Com o passar do tempo, as transformações políticas e econômicas deram origem à padronização de pesos e medidas, para facilitar as trocas comerciais. No séc. XVII, as mudanças no cenário intelectual foram consolidadas, promovendo o estudo da Natureza e seus fenômenos à luz de novos conhecimentos. Atualmente, para melhor conhecer as grandezas que interferem num fenômeno, realizar algum experimento, ou para qualquer outra finalidade, recorre-se a medidas. Unidade de medida é um número que expressa uma quantidade específica de determinada grandeza física, comparada com um padrão previamente estabelecido. Serve de padrão para eventuais comparações e para outras medidas.
As unidades elétricas fazem parte das grandezas Físicas definidas pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), e tem como principal função estabelecer as leis da Física e com isso possibilitar as observações dos fenômenos estudados para então serem efetuadas medidas dessas grandezas.
2. OBJETIVOS
Converter unidades elétricas e operar com potências de dez.
3. MATERIAL
Papel;
Lápis;
Borracha;
4. METODOLOGIA
Em eletricidade, além do ampère que mede a intensidade da corrente e é uma unidade fundamental, utilizamos outras unidades derivadas:
Sistema Internacional de Unidades para Eletromagnetismo
Símbolo
Nome da grandeza
Nome da unidade
Unidade
Unidades base
Corrente elétrica ampère A
A = W/V = C/s
Carga elétrica coulomb C
A·s
Ddp ou Potencial elétrico volt V
J/C = kg·m2·s−3·A−1
Resistência elétrica ohm Ω
V/A = kg·m2·s−3·A−2
Potência